A Grandeza de uma pessoa...

A GRANDEZA DE UMA PESSOA NAO SE MEDE PELO ESPAÇO QUE OCUPA NO NOSSO CORAÇAO, MAS SIM PELO VAZIO QUE DEIXA QUANDO ESTÁ DISTANTE.

domingo, 19 de setembro de 2010

PEREGRINAÇÃO ANUAL À PENHA - GUIMARÃES

.



É pela 117ª vez que os católicos de Guimarães e regiões limítrofes, manifestam a sua alegria pelo grande dom de Deus que foi o nascimento da Virgem Maria. De facto, na base desta manifestação de fé, está a festa do Nascimento de Nossa Senhora (8 de Setembro). E esta alegria, expressa em orações e cânticos, faz sempre realçar o louvor, acção de graças, a fé e confiança na intercessão e patrocínio daquela que, por ser Mãe de Jesus, Filho de Deus feito homem, se tornou também mãe da Humanidade.

A peregrinação, em qualquer ângulo sob que se apresente, tem sempre o carácter de espontaneidade e explosão de sentimentos. E, assim, parece que as súplicas e preces disputam, sem tréguas, prioridades tanto na oração individual, como na comunitária. Mas na realidade, está sempre patente o sentido de louvor e gratidão, posto que tudo se espera de Maria porque Ela é Mãe de Deus, é a Medianeira de todas as graças, é causa da nossa alegria. Esta certeza, de certo modo, tranquilizará aqueles que gostariam de ver uma caminhada melhor organizada em sintonia de acção e em obediência a uma orientação bem pensada e com garantia de alguma eficácia. Todavia, a verdade é que, percorridas algumas centenas de metros, uma única leitura transparece: o sentido determinado de “voar” para as alturas, onde a serenidade e a paz se tornam verdadeiro testemunho de fé.

Como habitualmente, também este ano foram propostas intenções especiais, comunitárias. Aliás, não poderia ser de outra maneira: não é a peregrinação uma imagem da Igreja? Não é um povo que caminha, acalentado pela mesma fé e um só baptismo? Corpo místico de Cristo? Desta vez, as intenções gerais são assim enunciadas: que neste ano pastoral aprendamos a viver da Palavra; que, em tempo de crise, saibamos abrir portas de esperança; que a Oração nos fortaleça na esperança. O facto de a peregrinação à Penha se realizar sempre no 2º domingo de Setembro e portanto no arranque do Ano Pastoral deveria aconselhar a que se fizesse a devida preparação que, aliás, resultaria também em grande proveito para encarar os objectivos pretendidos na acção pastoral. Certo é que, no momento mais alto da jornada, na celebração eucarística, não tem faltado, por parte da presidência a palavra de ordem, de conforto e de entusiasmo.

Domingo, dia 12 de Setembro, uma chuva de graças do céu está garantida. Que todos os cristãos e devotos da Senhora da Penha sejam generosos no cumprimento das suas responsabilidades.

Lima de Carvalho
In: O Conquistador
.

3 comentários:

  1. Hola Nanda
    Peregrinación Hacia la Madre de Dios aunque el mar ... bonito sentimiento nos traes.

    Besos de tu amiga

    ResponderEliminar
  2. Ola Princesa!

    Eu é k agradeço a visita e as palavras amigas.

    Um bj e tudo de bom por Cadiz.

    ResponderEliminar
  3. Olá Menina que já passou dos 20,

    Foi um Dia e pêras!!!

    De encontros e desencontros!

    De esperas e desesperos!

    Mas chegou ao fim!!!

    Afinal, é só uma vez por ano que este maremoto de gente que percorre monte acima numa Peregrinação digna de registo e que interfere no normal viver de uma cidade tão pequena.

    E no final, já noite dentro, a Vida retomou sua normalidade.

    Vale a pena presenciar este evento!

    Um abraço e até já,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderEliminar