A Grandeza de uma pessoa...

A GRANDEZA DE UMA PESSOA NAO SE MEDE PELO ESPAÇO QUE OCUPA NO NOSSO CORAÇAO, MAS SIM PELO VAZIO QUE DEIXA QUANDO ESTÁ DISTANTE.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Biblia dos Surfistas




A Sociedade Bíblica e a Christian Surfers Portugal apresentaram ontem a Bíblia do Surfista no Museu das Comunicações, em Lisboa.



Esta edição reúne textos bíblicos do Novo Testamento, da mais recente tradução da Bíblia em português - publicada em Outubro -, explicando-os em linguagem adaptada ao mundo do surf e especialmente dedicada aos seus praticantes.


Apresentada com capa de plástico e a foto de uma onda, compila no seu interior, além do Novo Testamento, fotografias de surf, testemunhos de surfistas e pequenos textos que fazem a ponte entre a palavra de Deus e o universo deste desporto de ondas. Segundo Alfredo Abreu, da Sociedade Bíblica portuguesa, que produziu esta bíblia para a comunidade Christian Surfers Portugal, o objectivo é “facilitar a entrada do público nestes textos milenares”.



O surfista Nuno Rosário, líder dos Christian Surfers em Portugal, explicou à Lusa o que para ele, e também para outros surfistas, liga o surf a Deus: "encontrámos nas ondas a satisfação e o prazer que não encontrávamos noutro desporto ou actividade, mas mesmo com isso faltava sempre algo, a satisfação não era completa", especificando ainda que existem "necessidades espirituais que a sociedade não satisfaz e não havia um instrumento para satisfazer essa necessidade".



Esta sensação é abordada na introdução da Bíblia do Surfista, na qual se compara a "paixão pela procura das ondas perfeitas" e o "sentimento espiritual, especialmente quando as ondas são boas e os picos alucinantes", a que aludem tantos praticantes.



A apresentação deste livro integra a exposição multimédia “A Bíblia para Todos”, na qual está o robot que, desde Outubro, copia todo o texto do Novo Testamento, além dos volumes encadernados da Bíblia Manuscrita, escrita por cem mil portugueses, em 2004, e uma réplica da prensa de Gutenberg, onde o primeiro livro, uma Bíblia, foi impresso em 1454/55.



Quarta-feira, 6 de Janeiro, a partir das 21h, será o encerramento da exposição multimédia, em forma de lounge bíblico, ou seja, artistas e músicos, incluindo vários da editora Flor Caveira, participam num programa que inclui também a possibilidade de visitar a exposição.



Quem são os Christian Surfers

A Bíblia do Surfista teve a força impulsionadora da Christians Surfers International (CSI), organização fundada em 1970 por um grupo de surfistas australianos adolescentes, que reúne praticantes de longboard, surf, bodyboard, shapers ou simples amantes de praia que integram diferentes nominações cristãs.



A Christian Surfers Portugal deu os primeiros passos em 1998, e a versão portuguesa da Bíblia do Surfista apenas agora foi publicada, no entanto esta compilação de textos bíblicos já existe em muitos outros países por onde a associação está espalhada, como Nova Zelândia, Brasil, Itália, França, Japão, EUA, entre muitos outros (ao todo 26 países).



Mais informações em www.christiansurfers.net ou http://csportugal.blogspot.com

7 comentários:

  1. Nanda. Interessante post. Não conhecia o assunto. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Vim conhecer o blog! Gostei e te sigo!
    Grata pela visita!
    Achei interessante o post, pois desconhecia e aprendi algo novo!
    Beijos, muitos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Nanda,

    Pegando em palavras como:

    "...ainda em crescimento, (apesar de passar já dos 20)"

    Só me resta questionar:

    É desta que vais pegar na prancha e "aprender a nadar"?

    Há sempre um início, né?

    Boas surfadas então!

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderEliminar
  4. Maria Jose,
    Eu tambem nao conhecia.
    Recebi a revista da Familia Cristã k falava sobre esse assunto e depois em conversa com o meu marido é k fikei a saber k realmente era verdade.
    E nao fui de modas. Peskisei na net e lá encontrei.
    Adorei, por isso o postei.

    Um bj

    ResponderEliminar
  5. Olá Sonia, agradeço o carinho da sua visita e ja retribui, pois a vou seguir tambem.
    Relativamente ao assunto da mensagem, como disse anteriormente, foi um artigo da revista da Familia Cristã k adorei e kiz partilhar convosco.
    Um Bj

    ResponderEliminar
  6. Senhor José,
    Quanto ao Surf...
    Penso k a minha onda é outra, mas nunca é tarde para começar... Kem sabe kuando o mar for kentinho...

    Com amor,

    ResponderEliminar
  7. Olá Nanda (mais uma vez),

    Ouvi dizer,

    algures por aí,

    que há uma...

    Viagem para as Caraíbas,

    ou coisa assim!!!!

    Verdade???????????

    Mas tem um contra, sabe!

    Quando a água é mais quentinha,

    tem uns bichinhos que adoram comer chicha!

    Mas é tudo uma questão de sprint!

    A ver quem chega primeiro a terra firme! rsrsrsrsrs

    Creio que rapidamente aprenderás a...

    voar????????????

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderEliminar